sexta-feira, 1 de abril de 2016

Como fazer uma dieta para perder peso / emagrecer

Neste extenso artigo, vou explicar todos os pontos essenciais quando o assunto é perder peso. Neste processo, a dieta é preponderante. A perda de peso começa naquilo que se mete à boca. Nesse sentido, irei explorar todos os passos necessários para a elaboração de um plano de dieta adequado para emagrecer com segurança.

Repito, emagrecer com segurança. Se estás à procura de um plano alimentar que te faça perder 10kg em duas semanas, convido-te a fechares a página pois este artigo não é para ti.
dieta-para-perder-gordura

Conceitos básicos e erros das dietas de emagrecimento

A única forma para conseguir emagrecer é criando um défice energético, ou seja, é necessário consumir menos calorias do que aquelas que o nosso corpo necessita para as suas tarefas diárias.
Vou apresentar as três principais razões pelas quais não é aconselhado embarcar em dietas malucas à base de ananás ou de pão e água.
-> Redução de metabolismo. O corpo está equipado com mecanismos internos que visam a sua preservação. Sempre que ele passa por um período de privação de nutrientes (como quando alguém embarca numa dieta maluca), ele diminui o seu metabolismo como resposta a essa ação. Isso permitirá que ele conserve energia. Ou seja, ações como saltar refeições são uma péssima ideia.
-> Falta de nutrientes. Ao consumir uma quantidade baixa de calorias para além do recomendável, a pessoa corre o risco de não consumir a quantidade de vitaminas e minerais necessários para o normal funcionamento do organismo. A última coisa que se quer é que uma dieta tire saúde à pessoa.
-> Perda de massa muscular. Se reduzires drasticamente o número de calorias ingeridas, as reservas de glicogénio muscular estarão baixas, o que poderá levar o corpo a recorrer às proteínas musculares para produzir energia. Qual o propósito de perder peso e ficar fisicamente mais fraco e menos apto durante o processo?
Resumindo, concursos como o “Peso Pesado” não são bons exemplos nesta questão da perda de peso.
Para perder peso de forma saudável e segura deve-se procurar reduzir o consumo calórico em 15 a 20% em relação ao total de calorias que o corpo precisa para manter o peso. E não mais do que isso. Esta modesta redução calórica faz com que seja possível perder peso sem reduzir o metabolismo e sem perder massa magra.
dieta-para-emagrecer

1º – Definir a quantidade de calorias necessárias por dia

Para saber quantas calorias necessita para as atividades diárias (Taxa Metabólica de Repouso – TMR) pode utilizar fórmulas desenvolvidas por alguns investigadores. As mais utilizadas e estatisticamente mais fundamentadas são a de Harris-Benedict e a de Mifflin-St. Jeor. Neste exemplo vamos utilizar esta última equação [*1]:

Homens: TMR (Kcal/d) = (PESO EM KG x 10) + (ALTURA EM CM x 6.25) – (IDADE x 5) + 5
Mulheres: TMR (Kcal/d) = (PESO EM KG x 10) + (ALTURA EM CM x 6.25) – (IDADE x 5) – 161

Vamos utilizar o exemplo de um atleta do sexo masculino com 20 anos, 60kg e 170 cm de altura. Estes são os cálculos:

(90×10) + (170×6,25) – (20×5) + 5 = 1867

Usando o exemplo de uma rapariga com as mesmas características físicas:

(90×10) + (170×6,25) – (20×5) – 161 = 1701

Vamos agora considerar o fator atividade física:

– Sedentário (Pouco ou nenhum exercício diário) = Multiplicar a TMR por 1,2
– Levemente Ativo (Exercício leve/1 a 3 dias por semana) = Multiplicar a TMR por 1,375
– Moderadamente Ativo (Exercício moderado/3 a 5 dias por semana) = Multiplicar a TMR x 1,55
– Muito Ativo (Exercício intenso/ 6 a 7 dias na semana) = Multiplicar a TMR x 1,725
– Extremamente Ativo (Exercício intenso todos os dias da semana ou com treinos bi-diários) = Multiplicar a TMR por 1,9

Considerando que o rapaz e a rapariga do nosso exemplo fazem 5 treinos semanais, encaixando-se por isso na classificação “Moderadamente Ativo”, esta era a conta que eles deveriam fazer:

1867 x 1,55 = 2894
1701 x 1,55 = 2637

Ou seja, para manter o peso atual, o rapaz precisa de consumir diariamente cerca de 2428 calorias enquanto que a rapariga precisa de 2156 calorias. De maneira a criar um défice energético, há que reduzir o consumo calórico.

Quantas calorias consumir a menos?

Conforme referimos anteriormente, o ideal será consumir até menos 20% do total de calorias que calculámos. Utilizando os nossos exemplos:

Homem: 2894 x 0.80 = 2315
Mulher: 2637 x 0.80 = 2110

Nestes dois exemplos, existe um défice calórico diário de 579 e 527 calorias para homem e mulher, respetivamente. Um quilo de gordura equivale a qualquer coisa como 7700 calorias. Em teoria, sempre que cries um défice de 7700 calorias, perdes 1 kg de gordura.
Com estas contas, os indivíduos do nosso exemplo perderão cerca de 2 a 3 kg por mês. Saliento que estes números todos não passam de indicações. As coisas podem ser algo diferentes na realidade pois existem mais fatores em consideração.
o-que-comer-para-emagrecer

Quantidade de proteínas necessária

O American College of Sports and Medicine recomenda que quem pratica atividade física deve consumir entre 1,2g e 1,7g de proteína diariamente [*2]. No entanto, quando um indivíduo se encontra numa dieta para perder peso, é consensualmente recomendado consumir 2g de proteína por dia.
Ao aumentarmos ligeiramente o consumo de proteína acima dos valores recomendados, estaremos a prevenir o catabolismo normalmente associado a regimes de restrição calórica. Além disso, vários estudos mostraram que as dietas ricas em proteína são mais eficientes na perda de peso do que dietas com quantidades mais elevadas de hidratos de carbono [*3],[*4][*5][*6].
No nosso exemplo, o homem e a mulher terão de consumir 180g de proteína por dia, o equivalente a 720 calorias, que corresponde a 30% do total da dieta no caso do homem e 35% no caso da mulher.
Principais fontes dietéticas de proteína: carnes, peixes, ovos, leite, leguminosas.

Quantidade de hidratos de carbono necessária

Como recomendação geral, cerca de 40% a 50% das calorias totais deve ser proveniente de hidratos de carbono. No nosso exemplo, esse valor equivale a 232g (926 calorias) para o homem e 211g (844 calorias) para a mulher.
De forma a manteres-te saciado/a, o truque está em consumir alimentos com baixo índice glicémico, isto é, alimentos que têm um impacto baixo nos níveis de glicose no sangue e que garantem um fornecimento de energia gradual.
Principais fontes dietéticas de hidratos de carbono: alimentos integrais (cereais, massa, arroz, pão), vegetais, legumes, batata doce, determinadas frutas.

Quantidade de gorduras necessárias

Os restantes 25%-30% das calorias devem provir das gorduras, de preferência gorduras saudáveis (monoinsaturadas e poliinsaturadas). No nosso exemplo, esse valor equivale entre 65g e 77g (580 e 695 calorias) para o homem e entre 58g a 70g (525 a 635 calorias) para a mulher.
Principais fontes dietéticas de gordura: peixes gordos (salmão, cavala, atum), sementes de abóbora, semente de linhaça, sementes de girassol, sementes de gergelim, abacate, azeite, óleos (milho, soja, girassol), canola, frutos secos (amêndoas, castanhas, nozes).
dieta-para-emagrecer-rapido

Número de refeições por dia

É muitas vezes referido que fazer muitas refeições ao longo do dia ajuda a aumentar o metabolismo e consequentemente a queimar mais gordura. No entanto, isto não parece ser suportado pelos estudos científicos.
Esta é a posição oficial da Sociedade Internacional de Nutrição Desportiva sobre este assunto, tendo em conta vários estudos realizados sobre esta temática: “O aumento do número de refeições não aparenta aumentar significativamente o processo de termogénese, o gasto total de energia ou a taxa metabólica de repouso” [*7].
Talvez o mais importante seja o total de calorias e macronutrientes consumidos durante o dia, mas quem melhor do que tu para conhecer o que funciona melhor em ti?

Indicações finais

Qualquer atleta de bodybuilding dir-te-á que numa dieta não existem alimentos proibidos, mas sim alimentos mais e menos recomendados. É perfeitamente possível enquadrar uma pizza ou um gelado numa dieta de perda de peso. O ser ou não recomendado é outra história. Se comeres um gelado, terás de compensar noutro lado da dieta (ou na esteira do ginásio).
O ideal é optares por alimentos que saciem, ricos em fibra e em hidratos de carbono complexos, e densos em nutrientes. Um doce de vez em quando é permitido, de forma a não tornar a tua dieta tão tenebrosa (mas lembra-te do que referimos no parágrafo anterior).
Se estiveres a pensar em tomar suplementos, podes optar por consumir algum termogénico, que ajudará potencialmente a aumentar o metabolismo, e algum produto que estimule a eliminação de líquidos e de toxinas acumuladas (cafeína, chá verde, pimenta preta, ginseng, etc). Outras opções muito populares são a L-carnitina e o CLA. Pessoalmente, aconselho vivamente consumir BCAA durante o período de dieta, devido às suas propriedades anti-catabólicas, que ajudam a preservar a massa muscular.
Antes de terminar, quero lembrar que tudo o que foi falado é um guia de orientação geral e não regras universais. As equações e fórmulas propostas neste artigo têm validação estatística a um nível global, mas cabe a ti fazeres as adaptações necessárias à tua condição e objetivos.
Nestes dois vídeos que se seguem falo sobre todos os pontos discutidos neste artigo:

Musa fitness: conheça o cardápio de Bella Falconi

Em dois anos de desafio fitness, Bella Falconi conquistou um corpo definido e quase 500 mil seguidores no Instagram. O MdeMulher teve acesso, com exclusividade, a um dia de alimentação da musa. Confira!

Musa fitness: conheça o cardápio de Bella Falconi
Bella Falconi exibe um corpo super definido
Foto: Reprodução bellafalconibrasil.wordpress.com
A brasileira Bella Falconi coleciona fãs no Instagram (tem mais de 480 mil seguidores), é modelo de boa forma nos EUA (país onde mora há sete anos) e trabalha como personal trainer e consultora na área de alimentação. No Brasil para lançar sua linha fitness de alimentos congelados em parceria com oFrozenspa, Bella revelou, com exclusividade ao MdeMulher, todos os segredos da sua alimentação. Conheça o cardápio seguido por ela:
Café da manhã
 
Musa fitness: conheça o cardápio de Bella Falconi
Foto: Bella Falconi
· Café preto puro 
· Melão 
· Kiwi 
· Aveia com flocos 
· Peito de peru 
· Chá verde (2x por dia)
Lanche da manhã
 
Musa fitness: conheça o cardápio de Bella Falconi
Foto: Bella Falconi
· Suco detox
· Pão ezequiel (pão bíblico rico em fibras e cerais) OU suflê de 6 claras de ovo  
 
 
Almoço
 
Musa fitness: conheça o cardápio de Bella Falconi
Foto: Bella Falconi
· Salmão grelhado 
· Couve de bruxelas 
· Grão de bico
 
Lanche da tarde 
 
Musa fitness: conheça o cardápio de Bella Falconi
Foto: Bella Falconi
· Suflê de 6 claras de ovo OU salmão grelhado + aspargos 
Jantar
 
Musa fitness: conheça o cardápio de Bella Falconi
Foto: Bella Falconi
· Frango
· Brócolis
· Purê de batata
Sobremesa
 
Musa fitness: conheça o cardápio de Bella Falconi
Foto: Bella Falconi
· Brigadeiro de whey protein
 
Receita do brigadeiro:
 
· 2 medidas de whey protein de baunilha
· 1 colher de sopa de cacau sem açúcar
· 1/2 xícara de leite de amêndoa sem açúcar (adoçante a gosto)
· Morango a gosto
· Misturar tudo em uma tigela e colcar no microondas por 30 segundos
 
Total da dieta: 2000 calorias
 

Dica de especialista

O cardápio de Bella, rico em proteínas e pobre em carboidratos, é adequado para o estilo de vida da musa, com muita malhação e exercícios aeróbicos. Porém, uma pessoa que deseja perder peso, mas não faz tantos exercícios quanto ela, deve fugir de dietas hiperproteicas. "Quando ingerida em longo prazo, a dieta aumenta as chances de lesões hepáticas e renais", explica Gabriel Cairo Nunes, nutricionista especialista em nutrição esportiva e clínica pela Unesp de Botucatu, em São Paulo.

E como equilibrar proteínas e carboidratos na dieta? "Cada pessoa possui uma fisiologia. O que todos necessitam é que um nutricionista elabore um plano alimentar levando em conta o metabolismo de cada um; assim, o excesso de proteínas ou carboidratos não irá se 'transformar' em gordura", finaliza Gabriel.

Zezé Di Camargo adia planos de casar com Graciele Lacerda

Cantor revela ainda ter projetos sem o irmão Luciano: 'Livro e documentário'
Zezé Di Camargo não pensa oficializar, por ora, a união com Graciele Lacerda. "Só queremos namorar e nos dedicarmos um ao outro 100%. Casar estragaria o relacionamento. Para que mexer no que está tão bom?", afirmou em entrevista para a revista "Contigo!". O sertanejo assumiu o namoro com a capixaba em maio de 2014.
"Não queremos isso agora, mas também não sei se daqui a cinco anos não vamos mudar de ideia", acrescentou o cantor. Na semana passada, aoPurepeople Graciele negou ter ficado noiva de Zezé. "Não sei nem de onde tiraram isso. Dou risada dessas especulações sobre o nosso namoro", completou o músico, que não descarta ter filhos com a namorada.
Publicidade
Artista tem planos sem Luciano
sertanejo e a jornalista não pensam também em morar juntos, por isso, convivem com a distância. "Não nos vemos todos os dias e é muito bom sentir saudade, se arrumar um para o outro, ficar na expectativa de se encontrar", ponderou Zezé, que deixou, recentemente, a casa na qual vivia com a ex-mulher, Zilu Godoi, e os filhos, em São Paulo. "Gra foi duas vezes na minha nova casa. Assistimos a um filme na sala, malhamos na academia, mas ela ainda não tem escova de dente lá", brincou o compositor que tem planos sem o irmão Luciano.
"Vou lançar livro e documentário sobre meu lado compositor e farei o camarote premium 'É o Amor' nos principais show da dupla pelo Brasil, além de repetir a dose no Carnaval do Rio em 2017", relatou Zezé, que teriabrigado com o irmão caçula por questões financeiras.

Reality dos famosos: Bruna Marquezine e Sasha estão confirmadas em novo 'BBB'

 Compartilhe no Face
Amigas de infância, a atriz e a filha da apresentadora integrarão o reality, anunciado nesta quinta-feira (1º)
É MENTIIIIRAAAAA! Essa foi só uma brincadeira de 1º de abril do Purepeople. Apesar de serem amigas de infância e curtirem vários momentos juntas - como a viagem de Revéillon para o Caribe - um reality show não está nos planos de Bruna Marquezine nem de Sasha Meneghelrecentemente apontada como novo affair de Caio Castro.
Publicidade
No entanto, a atriz global está confirmadíssima para o elenco de "Nada Será Como Antes", série da Globo em que viverá a dançarina Beatriz e promete protagonizar cenas quentes com Daniel de Oliveira e Letícia Colin . E nós, do Purepeople, estamos ansiosos para ver Bruna brilhar de novo na TV!

Andreia Horta e Nathalia Dill ousam no decote ao lançar 'Liberdade, Liberdade'

Nathalia Dill e Andreia Horta capricharam no decote para lançar a novela 'Liberdade, Liberdade', nesta quinta-feira, 31 de março de 2016
15 FOTOS
INICIAR O SLIDESHOW
Nathalia Dill e Andreia Horta capricharam no decote para lançar a novela 'Liberdade, Liberdade', nesta quinta-feira, 31 de março de 2016
A festa de lançamento da próxima novela das onze aconteceu na Villa Riso, nesta quinta-feira (31). Confira os looks das atrizes!
Protagonista de 'Liberdade, Liberdade', na pele da protagonista Joaquina, filha de Tiradentes, Andreia Horta roubou a cena no tapete vermelho do evento de lançamento da novela, realizado nesta quinta (31). Ela escolheu um macacão Manoel Magalhães preto, com um decote ousado e transparência. Com os fios ruivos para viver a vilã BrancaNathalia Dilltambém brilhou em um longo branco com um decote profundo da Dior.
Publicidade
Hanna Romanazzi também apostou na mesma cor: a intérprete da falsa virgem Gironda, que será leiloada por Vírginia (Lilia Cabral) escolheu um vestido curto e rendado, da Alphorria. Fugindo dos tons básicos, Maitê Proença usou um midi com estampa floral Vivienne Tump e bolsa Armani.
O preto dominou boa parte dos figurinos: Lilia Cabral, que viverá a cafetina e ex-prostituta Vírginia, usou um elegante vestido midi preto da Mara Mac, com um decote com mix de tela e couro. Mel Maia, que interpretará a personagem de Horta na infância, também escolheu o preto, assim como Yanna Lavigne. Com os cabelos presos, a morena escolheu um longo Alphorria com recortes na cintura e no ombro.
Diretor promete 'um pouco mais de sexo' na trama
Em encontro com a imprensa, o diretor artístico Vinícius Coimbra contou que a trama, ambientada nos anos entre 1792 e 1808, terá cenas quentes"Vai ter um pouco mais de sexo do que normalmente a gente pode mostrar nas novelas de horário mais cedo. Mas vai ter muita emoção também", garantiu.