Figurinos da 'Paixão de Cristo' têm inspiração nas obras de Caravaggio
Pinturas do italiano trazem dramaticidade que encenação pede, diz figurinista.
Espetáculo é realizado até 26 de março em Brejo da Madre de Deus, PE.
Uma das novidades da "Paixão de Cristo 2016" em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, é a inspiração dos figurinos nas obras do pintor Caravaggio. De acordo com uma das figurinistas do espetáculo, Marina Pacheco, de 24 anos, a arte do italiano - que morreu no século XVII - trazem a dramaticidade que a encenação da morte e ressurreição de Cristo pedem.
Ela e Victor Moreira - outro figurinista do espetáculo - escolheram o artista pelo realismo nas obras dele. Caravaggio pintou em diversos quadros passagens bíblicas, inclusive a flagelação de Jesus Cristo, além de retratar Maria e os apóstolos. Marina destaca que a maioria das pinturas que retratam personagens da bíblia têm fundo escuro e efeitos na iluminação.
A "Paixão de Cristo" de Nova Jerusalém - que está na 49ª edição e será encenada até 26 de março - tem 50 atores no elenco principal e 450 figurantes. A figurinista explica que, por conta da grande quantidade de pessoas que compõem o espetáculo, muitos figurinos são reaproveitados e reformados.
"Sobre o elenco principal, a gente não pensa apenas no figurino específico para cada ator. Pensamos na caracterização completa de todos: maquiagem, cabelo, expressão corporal. Tentamos ver a necessidade de cada personagem, para passar a máxima realidade possível", afirma a figurinista ao G1.
A recifense é neta do casal que construiu a cidade-teatro de Nova Jerusalém. Marina Pacheco atua no espetáculodesde cedo. Começou como 'criança de Jerusalém' e atualmente faz o papel da "mulher adúltera".A avó - Diva Pacheco - era atriz e nasceu em Fazenda Nova; o avô - Plínio Pacheco - era gaúcho e trabalhou como jornalista e produtor cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário