sábado, 26 de março de 2016


Figurinos da 'Paixão de Cristo' têm inspiração nas obras de Caravaggio

Pinturas do italiano trazem dramaticidade que encenação pede, diz figurinista.
Espetáculo é realizado até 26 de março em Brejo da Madre de Deus, PE.

Gabriel Botelho
Do insonia Caruaru, em Brejo da Madre de Deus
Igor Rickli interpreta Jesus Cristo, assim como na temporada 2015 (Foto: Kamylla Lima/G1)Igor Rickli interpreta Jesus Cristo na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, assim como na temporada 2015 (Foto: Gabriel Botelho/insonia)
Uma das novidades da "Paixão de Cristo 2016" em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, é a inspiração dos figurinos nas obras do pintor Caravaggio. De acordo com uma das figurinistas do espetáculo, Marina Pacheco, de 24 anos, a arte do italiano - que morreu no século XVII - trazem a dramaticidade que a encenação da morte e ressurreição de Cristo pedem.
Ela e Victor Moreira - outro figurinista do espetáculo - escolheram o artista pelo realismo nas obras dele. Caravaggio pintou em diversos quadros passagens bíblicas, inclusive a flagelação de Jesus Cristo, além de retratar Maria e os apóstolos. Marina destaca que a maioria das pinturas que retratam personagens da bíblia têm fundo escuro e efeitos na iluminação.
Marina Pacheco também interpreta a 'mulher adúltera' na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco (Foto: Kamylla Lima/ G1)Figurinista e atriz Marina Pacheco interpreta a 'mulher adúltera' na 'Paixão de Cristo' (Foto: Gabriel Botelho/ insonia)
A "Paixão de Cristo" de Nova Jerusalém - que está na 49ª edição e será encenada até 26 de março - tem 50 atores no elenco principal e 450 figurantes. A figurinista explica que, por conta da grande quantidade de pessoas que compõem o espetáculo, muitos figurinos são reaproveitados e reformados.
"Sobre o elenco principal, a gente não pensa apenas no figurino específico para cada ator. Pensamos na caracterização completa de todos: maquiagem, cabelo, expressão corporal.  Tentamos ver a necessidade de cada personagem, para passar a máxima realidade possível", afirma a figurinista ao G1.
A recifense é neta do casal que construiu a cidade-teatro de Nova Jerusalém. Marina Pacheco atua no espetáculodesde cedo. Começou como 'criança de Jerusalém' e atualmente faz o papel da "mulher adúltera".A avó - Diva Pacheco - era atriz e nasceu em Fazenda Nova; o avô - Plínio Pacheco - era gaúcho e trabalhou como jornalista e produtor cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário